Curitiba - Paraná - Brasil
cassyano.correr@gmail.com

A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018

Ciência. Tecnologia. Educação. Serviços.

A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018

Um esforço conjunto para rastrear o risco de diabetes no Brasil.

Assim começa a descrição da campanha de diabetes de 2018, rastreamento de casos suspeitos na farmácia, promovido pelo Conselho Federal de Farmácia, com apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes e das farmácias, de grandes redes a estabelecimentos de bairro.

Mas o que a população irá encontrar na farmácia? As pessoas passarão por uma sequência planejada de testes e perguntas, que visa traçar um retrato amplo e preciso do risco da doença no Brasil. Para isso, foi delineado um projeto de pesquisa que dá sustentação à ação voluntária e solidária de farmacêuticos dos quatro cantos do país.

Escrevemos esse projeto durante abril/maio de 2018, submetemos ao Comitê de Ética em Pesquisa do Setor de Saúde da Universidade Federal do Paraná em junho. É um estudo relativamente simples. Mas eu gostaria de lembrar a quantidade impensável de pessoas que trabalharam, em diversas partes do mundo, para que soubéssemos de forma simples como fazer isso.

Neste post gostaria de mostrar como tomamos algumas decisões sobre a metodologia desta pesquisa. Talvez antes de lê-lo você queira dar uma olhada no projeto ao qual me refiro.

Idade, escolaridade e raça

A coleta da idade parece a mais simples das medidas, mas sempre há uma escolha a fazer: decidir por uma variável discreta ou categórica. Decidimos trabalhar com variável discreta, que eu aprendi ser sempre melhor. Em outras palavras, registramos a idade em “anos”, ao invés de fecharmos categorias pré-definidas de faixa-etária, como 20-40 anos, 40-60 anos, etc. E por quê? Porque tendo os valores exatos, é possível quebrar os resultados em quaisquer grupos, mas o inverso não é verdadeiro. Ainda vejo este erro em muitos instrumentos de coleta de dados. Não cometa este erro, prefira sempre os números.

Para escolaridade, seguimos o padrão IBGE. Foi uma escolha a fim de facilitar a coleta de dados e, de certa forma, tornar a pesquisa mais padronizada em relação ao censo nacional. O IBGE classifica os anos de estudo em: sem instrução, 1 a 3 anos, 4 a 7 anos, 8 a 10 anos, 11 a 14 anos, 15 anos ou mais. Eu, como citei antes, gosto mais de coletar quantidade de anos de estudo como um número exato, mas achamos que a coleta daria mais erro. Nesse caso ficamos com as categorias. Olha abaixo um exemplo de como o IBGE apresenta esse tipo de dado.

Fonte: https://brasilemsintese.ibge.gov.br/educacao/anos-de-estudo.html

Para cor ou raça, mesma abordagem: padrão IBGE. Categorias de classificação: branca, negra, parda, indígena ou amarela. Explore aqui: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/3175

Essas variáveis, incluindo sexo e localidade, usamos para descrever as características da amostra de pessoas participantes da pesquisa. Também são úteis em análises de regressão, talvez para responder perguntas como: quem tem mais risco de diabetes, homens ou mulheres? Brancos ou indígenas? Escolaridade faz diferença?

Medida do peso, altura e IMC

O índice de massa corporal é a medida mais conhecida do mundo para analisar sobrepeso e obesidade. Dividindo o peso (em Kg) pelo quadrado da altura (em metros), obtém-se a singela métrica de quilos por metro quadrado de uma pessoa. Um índice proposto há quase 200 anos pelo Belga Adolphe Quételet em sua obra “Sur l’homme et le development de ses facultés”. Veja só como a Wikipedia pode te ensinar algumas coisas.

Mas o IMC tem suas falhas, todos sabemos. Podemos fazer um atleta se tornar um obeso e uma pessoa com excesso de gordura corporal parecer um magro saudável, apenas olhando para o IMC. Então, para complementar essa medida, usamos a circunferência abdominal (CA).

Medida da circunferência abdominal

Muitos chamam de “circunferência da cintura”, mas o fato é que é muito difícil saber exatamente onde fica a cintura, especialmente para quem está acima do peso. Então, para não agravar falhas de medidas, recomendamos fazer a medida da circunferência “na altura do umbigo” do paciente. Há autores que recomendam medir no ponto onde a “barriga for maior”, mas isso também pode não ser muito simples de fazer na prática. Gera bastante variabilidade por erro humano. Ainda fico com o umbigo.

Eu geralmente gosto de unir esse resultado com a circunferência do quadril, porque permite algumas extrapolações (cálculo do índice de adiposidade corporal, por exemplo), mas isso iria dificultar o protocolo e aumentar o erro. A CA é uma medida isolada muito bem relacionada à obesidade central, resistência à insulina e risco de diabetes tipo 2. Diversos estudos mostram isso, então é uma métrica que não poderia faltar, na tentativa de responder perguntas como: pessoas com CA aumentada tem maior risco para diabetes? Em que faixa de CA o risco aumenta mais nos brasileiros?

Glicosímetros para os testes de glicemia

É o coração da campanha. Na verdade, a maioria das pessoas irá procurar a farmácia nesses dias de campanha só para medir a glicose no sangue. Um teste rápido, barato e só um pouco desconfortável. A glicemia medida em sangue total capilar é, de longe, o indicar mais importante para determinar o risco de diabetes.

Dois pontos chamaram minha atenção no protocolo de desenhamos. Primeiro, recomendamos apenas o uso de glicosímetros que possuem certificação ISO 15.197:2013, além do registro na Anvisa. Medidores de glicose com essa certificação apresentam como avaliação de acurácia 95% dos resultados de glicose no sangue, de acordo com os seguintes padrões:

  • Margem de erro dentro de ± 15 mg/dL de resultados laboratoriais em concentrações inferiores a 100 mg/dL;
  • Margem de erro dentro de ± 15% dos resultados laboratoriais em concentrações de 100 mg/dL ou mais.

Existem dezenas e dezenas de glicosímetros em comercialização no Brasil, sendo usados por pacientes e profissionais da saúde em clínicas, unidades de saúde, hospitais, farmácias e domicílio. Mas sabe quantos atendem a ISO? Menos de 10 modelos. Isso em novembro de 2018. Vou divulgar abaixo uma imagem desses dispositivos. A Rede de farmácias Pague Menos possui um glicosímetro marca própria, produzido pela G-Tech, que também possui a ISO. Se seu equipamento não estiver nesta lista, mas tiver a ISO, me avise e atualizo este post.

Glicosímetros registrados na Anvisa e com certificação ISO 15.197:2013

Precisamos fazer essa padronização rigorosa para aumentar a validade interna do estudo. Isto é, para termos mais segurança de que os valores de glicemia que os farmacêuticos obtém e registram na ficha de atendimento sejam os mais próximos possíveis da glicemia plasmática real dos pacientes.

Interpretação dos resultados de glicemia

O segundo ponto digno de nota foi a definição dos pontos de corte. Isto é, que valores de glicemia são considerados normais ou alterados? Por incrível que pareça, ainda há uma muita discussão entorno disso e não há um consenso universal sobre esses valores para glicemia capilar. O exame de glicemia laboratorial em jejum ainda reina absoluto para diagnóstico. O teste oral de tolerância à glicose (TOTG) é um exame padronizado de 2 horas pós ingestão de 75 gramas de sacarose, muito difícil de reproduzir na farmácia. Glicemia capilar pós-prandial dá muito problema também: quanto tempo pós-prandial? como considerar o tamanho da refeição?

Conclusão: seguindo recomendação de especialistas da SBD, fixamos os testes apenas no jejum (8 horas sem ingestão calórica) e casual (estado alimentar ignorado), adotando 100 mg/dl e 140 mg/dl, respectivamente, como pontos de corte (veja o fluxograma abaixo). Também tivemos que abolir qualquer tentativa de classificar pontos que seriam correspondentes a “pré-diabetes” e “diabetes”. Não houve, dessa vez, forma de obter um consenso sobre isso e oferecer um protocolo mais “terminativo”. Quem sabe na próxima campanha.

Avaliação do risco de diabetes pelo Findrisc

Finnish Diabetes Risk Score é uma ferramenta de avaliação de risco, validada para prever o risco de diabetes tipo 2. Ela estima a probabilidade de uma pessoa desenvolver diabetes nos próximos 10 anos. Sou fã desse questionário porque ela é curto, simples, fácil de aplicar e tem mostrado uma relação muito boa com a ocorrência de diabetes. Dá uma olhada no pubmed.

Quero destacar esse guia de diabetes da prefeitura do Rio de Janeiro, de 2013. Um dos primeiros lugares onde li sobre o Findrisc.

Para aplicação do questionário é preciso conhecer a circunferência abdominal e o IMC do paciente, por isso precisamos medir essas duas variáveis também. Para cada resposta obtida é atribuída uma pontuação. O escore geral do instrumento advém da somatória dos pontos obtidos em cada pergunta. Daí é só converter a pontuação no risco, conforme a tabela abaixo:

Risco de desenvolver DM em 10 anos Pontuação do Findrisc
Baixo: estima-se que 1 a cada 100 pessoas desenvolverá a doença <7
Levemente moderado: estima-se que 1 a cada 25 pessoas desenvolverá a doença 7-11
Moderado: estima-se que 1 a cada 6 pessoas desenvolverá a doença 12-14
Alto: estima-se que 1 a cada 3 pessoas desenvolverá a doença 15-20
Muito alto: estima-se que 1 a cada 2 pessoas desenvolverá a doença >20

Junte numa mesma tabela milhares de pacientes clinicamente identificados, adicione sua glicemia capilar e seu resultado de Findrisc. Basicamente é isso que fazemos nesta campanha do ponto de vista científico.

Cálculo da amostra, número de farmácias e de pacientes

Cálculo amostral é um capítulo à parte. Nada melhor do que deixar aos especialistas, chamando um estatístico para compor o time. Fomos salvos pelo colega Prof. Wendel Coura, da UFOP. Olha como ele explica seu raciocínio:

Para a realização do cálculo amostral foi utilizada como base uma população de 141.802.185 habitantes, que corresponde a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2017 da população brasileira com idade entre 20 e 79 anos; uma prevalência estimada de pessoas com pré-diabetes ou diabetes mellitus de 23%; nível de confiança de 99% e precisão da estimativa de 1%. A prevalência de pessoas com pré-diabetes ou diabetes mellitus foi obtida a partir dos dados do IDF (International Diabetes Federation, 2017), em que se estima que haja no Brasil 12.465.800 pessoas com diabetes mellitus, 5.734.300 com diabetes, mas sem diagnóstico, e 14.557.700 em situação de pré- diabetes, totalizando 32.757.800 pessoas de 20 a 79 anos em 2017. De acordo com estes parâmetros, o número necessário de pessoas participantes do estudo é de no mínimo 11.750, a fim de alcançarmos resultados que possam ser extrapolados a população brasileira. Considerando a população de 20 a 79 anos de cada uma das unidades da federação (27 estados e distrito federal), estratificamos a amostra por estado. Assim, a amostra-alvo de participantes para o estudo será proporcional por estado, sendo o maior valor observado no estado de São Paulo (2.651 pessoas) e o menor valor em Roraima (26 pessoas). O número de farmácias participantes foi estimado tendo em conta o atendimento mínimo de 30 (trinta) pacientes por farmácia durante o período do estudo. Os números foram arredondados para cima, totalizando 408 farmácias como número mínimo em todo país.

Basicamente foi dessa forma que chegamos à conclusão de precisarmos da colaboração de no mínimo 408 farmácias, distribuídas bem certinho por cada um dos estados brasileiros e cada estabelecimento precisa atender no mínimo 30 pessoas entre 20 e 79 anos. Essa faixa etária de inclusão vem os estudos epidemiológicos nos quais nos baseamos para saber a prevalência estimada de diabetes e pré-diabetes no mundo e no Brasil.

Gostaria de ler o projeto na íntegra?

Se você é estudante de pós-graduação ou pesquisador, talvez ache útil ler a íntegra deste projeto. Tem outros detalhes por lá que podem ajudar em pesquisas semelhantes na sua instituição. Abaixo estão os links para o projeto original que foi submetido ao comitê de ética, da versão final que foi divulgada, e também dos formulários de atendimento e instruções. Boa sorte.

Projeto original apresentado ao comitê de ética – UFPR

Projeto final – diagramado pelo CFF

Instruções aos farmacêuticos participantes

Ficha de atendimento ao paciente

TCLE – termo de consentimento livre e esclarecido

Declaração de serviço farmacêutico

 

Comentários: 169

  1. […] online roulette united states real money […]

  2. […] mexican viagra 100mg […]

  3. […] can cialis be brken into 5mg […]

  4. […] viagra de 100 mg […]

  5. meritking disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    http://cosmemori.com/product/キス-ミックスムーンハイライト-やわらかブラシ-2/

  6. elexusbet disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    http://ariel.fisica.ru/?p=1

  7. eurocasino disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://dulceslosmanchegos.com/five-essential-herbs-to-plant-this-spring

  8. madridbet disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    http://marathimedia.com/ओळखल-का-या-चिमुकलीला-सध्य/

  9. meritroyalbet disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://seanecogan.com/blog/2019/11/25/tabletop-thoughts-painting-miniatures/

  10. eurocasino disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    http://www.athomearcade.com/game/2413/Snow_Throw/

  11. eurocasino disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    http://guineaembassyusa.org/en/fin-de-misson-du-comite-dorgnisation-de-la-coupe-dafrique-des-nations-unies-guinee-2023/

  12. meritking disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://bjj-mma-camps.com/greece/

  13. meritroyalbet disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://factor99.com/slider/mauris-aliquet-auctor-mi-non-volutpat-sagittis-rutrum.html

  14. […] s100 tablet viagra […]

  15. […] best roulette gambling online […]

  16. meritroyalbet disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://lgisteel.com/portfolio/قیمت-تیرآهن-14/

  17. womens viagra pill

    womens viagra pill

  18. sildenafil 50mg coupon

    sildenafil 50mg coupon

  19. […] vardenafil (levitra) […]

  20. […] sildenafil 100mg price cvs […]

  21. best tadalafil prices

    best tadalafil prices

  22. generic tadalafil cost

    generic tadalafil cost

  23. […] buy generic cialis online usa […]

  24. cialis dosage tadalafpis

    cialis dosage tadalafpis

  25. viagra canada online

    viagra canada online

  26. side effects for azithromycin

    side effects for azithromycin

  27. perabet disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://mokuren-no-ie.com/104/創立1年/95763609_2825594734343699_6056472691353845760_o/

  28. maximum daily dose meloxicam

    maximum daily dose meloxicam

  29. madridbet disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://www.guidehealth.us/truth-which-assist-order-saved-from-canadian-pharmacy/

  30. trcasino disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://www.kampah.com/f-ck-bless-america/

  31. elexusbet disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    http://www.pureandpure.com/morbi-accumsan-ipsum-velit-nam-nec-tellus-a-odio/

  32. trcasino disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    http://www.jeanettetrompeter.com/tag/minnesota/

  33. A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://www.cmoon.net/48406269_290474641673408_5806262237584687104_n/

  34. A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    http://blog.contemar.com.br/lixeiras-de-reciclagem/

  35. meritroyalbet disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://ecdo-sd.org/2020/10/

  36. […] viagra cheap online order […]

  37. perfect

    thank you for a very good article

  38. A片 disse:

    ????

    goodddd thankssss youuuu

  39. madridbet disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://gullahgullah.tours/hello-world/

  40. madridbet disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://digitechcontrol.com/marketing-gone-wrong/

  41. grandpashabet disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://www.nara-dolly.com/2018/09/09/model/

  42. madridbet disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    http://www.settiphotos.de/index.php/sommer-reitkurs-mit-manolo-oliva-18-06-2016/

  43. Meritking disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    http://tajnikipolityki.pl/sondaz-najgorsi-i-najlepsi-ministrowie-rzadu-ewy-kopacz/

  44. kahve oyun disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    http://www.korekgliwice.pl/?attachment_id=108

  45. okey oyna disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    http://dermographix.com/blog/2021/05/24/the-smart-trick-of-best-muscle-building/

  46. A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://ferienwohnungen-hochkoenig.at/badezimmer-alpenrose/

  47. A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://animatorzmian.pl/customer-journey-map/

  48. porn disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://annaroy.cat/box-project

  49. meritking disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://renaultsdoduque.blogspot.com/2021/08/1434-maybe-you-would-like-to-learn-more.html

  50. fuck google disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://www.chb.cl/sitio/actividad-solidaria-5a/

  51. meritking disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    http://www.yanguodong.com/archives/111

  52. meritking disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    http://conorgrennan.com/2018/04/25/generations/

  53. xxlargeseodigi

    xxlargeseodigi seo hizmetleri

  54. porn disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://www.afac.org.br/carta-aberta-aos-pacientes-e-seus-familiares/

  55. child porn disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://www.aboutbusiness.at/google-anzeigen-nutzen/

  56. bağcılar escort

    bağcılar escort sitesi ile bağcılar escort bayanlar burada.

  57. sex disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://lakelandpallet.com/2013/11/summer-2011-in-brooklyn/

  58. sex disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    http://www.siddhaloka.org/2018/05/06/748/

  59. how much is generic viagra in canada

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

  60. çeşme transfer

    çeşme transfer

  61. buy essay cheap online

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

  62. buy essay online cheap

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

  63. custom essay writing service toronto

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

  64. mba admission essay writing service

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

  65. help me with my essay

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

  66. custom essays service

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

  67. help writing grad school essay

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

  68. customized essays

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

  69. essay about community service

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

  70. help writing essays for college

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

  71. izmir travesti

    izmir travesti

  72. essays about community service

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

  73. essay about military service

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

  74. do essay writing services work

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

  75. admission essay writing services

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

  76. help with essay writing

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

  77. izmir travesti

    izmir travesti

  78. kroger pharmacy fluoxetine

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

  79. austria pharmacy online

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

  80. porn disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://blog.avraampiperidis.com/parameterized-test-example-in-net-core-using-nunit/

  81. us online pharmacy phentermine

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

  82. sumatriptan pharmacy uk

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

  83. rx express pharmacy navarre fl

    rx express pharmacy navarre fl

  84. cialis greece disse:

    cialis greece

    cialis greece

  85. sildenafil canada price

    sildenafil canada price

  86. best price on cialis

    best price on cialis

  87. lara escort disse:

    lara escort

    lara escort

  88. kumluca escort

    kumluca escort

  89. canadian pharmacy generic cialis

    canadian pharmacy generic cialis

  90. küçükçekmece escort

    küçükçekmece escort

  91. generic viagra 50mg price

    generic viagra 50mg price

  92. cheap generic viagra online canada

    cheap generic viagra online canada

  93. super active cialis with no prescription

    super active cialis with no prescription

  94. cheap cialis for sale

    cheap cialis for sale

  95. viagra tablets over the counter

    viagra tablets over the counter

  96. can you buy viagra in mexico

    can you buy viagra in mexico

  97. kars escort disse:

    kars escort

    kars escort

  98. canadian pharmacy no prescription cialis

    canadian pharmacy no prescription cialis

  99. cialis 20mg tablets

    cialis 20mg tablets

  100. dexamethasone online pharmacy

    dexamethasone online pharmacy

  101. buying percocet online pharmacy

    buying percocet online pharmacy

  102. porno izleme sitesi

    porno izleme sitesi

  103. hd porno izle disse:

    porno izleme sitesi

    porno izleme sitesi

  104. cialis dapoxetine overnight shipping canada

    cialis dapoxetine overnight shipping canada

  105. viagra 800mg price

    viagra 800mg price

  106. sildenafil for sale

    sildenafil for sale

  107. buycialisonline

    buycialisonline

  108. tampa pharmacy oxycodone

    tampa pharmacy oxycodone

  109. cialis with alcohol

    cialis with alcohol

  110. viagra tablets in india online purchase

    viagra tablets in india online purchase

  111. datça escort disse:

    datça escort

    datça escort

  112. sildenafil price comparison in india

    sildenafil price comparison in india

  113. generic viagra 100mg best price

    generic viagra 100mg best price

  114. child porn disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    http://ordinateur-lent.fr/webdesign/etiam-dictum-egestas/

  115. generic viagra online purchase in usa

    generic viagra online purchase in usa

  116. sildenafil 75 mg

    sildenafil 75 mg

  117. canadian viagra pharmacy

    canadian viagra pharmacy

  118. cialis not working anymore

    cialis not working anymore

  119. poppers and cialis

    poppers and cialis

  120. cialis canada org doc

    cialis canada org doc

  121. cialis free trial

    cialis free trial

  122. yasam ayavefe disse:

    yasam ayavefe

    yasam ayavefe

  123. bactrim cream disse:

    bactrim cream

    bactrim cream

  124. neurontin fibromyalgia

    neurontin fibromyalgia

  125. metronidazole questions

    metronidazole questions

  126. lyrica route of administration

    lyrica route of administration

  127. tamoxifen nitrate

    tamoxifen nitrate

  128. valtrex amma disse:

    valtrex amma

    valtrex amma

  129. lisinopril pharyngitis

    lisinopril pharyngitis

  130. salurin furosemide

    salurin furosemide

  131. metformin 1177

    metformin 1177

  132. rybelsus online pharmacy

    rybelsus online pharmacy

  133. semaglutide zn

    semaglutide zn

  134. rybelsus good for weight loss

    rybelsus good for weight loss

  135. metronidazole imprint

    metronidazole imprint

  136. keflex and diabetes

    keflex and diabetes

  137. discount card for duloxetine

    discount card for duloxetine

  138. can i buy generic viagra in canada

    can i buy generic viagra in canada

  139. cymbalta for arthritis pain dosage

    cymbalta for arthritis pain dosage

  140. porn disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://www.geogood.com/pages2/redirect.php?u=https://cheapcamshows.com/en/events/jeniffer/

  141. child porn disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://thefreesamplesguide.com/2020/04/16/start-using-digital-coupons-now/

  142. grandpashabet disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://landenaqdqa.blogkoo.com/the-greatest-guide-to-fuck-google-41317758

  143. porn disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    http://liceulvasileconta.ro/2023/07/31/locuri-libere-liceu/

  144. grandpashabet disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    http://www.widelinebuilding.com.au/project/door-renovation/

  145. porno izle disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://ileacon.de/neue-internetpraesenz/

  146. child porn disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    http://thewisdomof.me/?tag=mickey-mouse

  147. depakote and lamictal

    depakote and lamictal

  148. ezetimibe information leaflet

    ezetimibe information leaflet

  149. ddavp platelet dysfunction

    ddavp platelet dysfunction

  150. does flomax cause diarrhea

    does flomax cause diarrhea

  151. what is flexeril used for

    what is flexeril used for

  152. augmentin during pregnancy

    augmentin during pregnancy

  153. diltiazem interactions

    diltiazem interactions

  154. diclofenac 1% gel 100gm

    diclofenac 1% gel 100gm

  155. effexor side effects weight

    effexor side effects weight

  156. nortriptyline vs amitriptyline

    nortriptyline vs amitriptyline

  157. buspar vs klonopin

    buspar vs klonopin

  158. goli gummies ashwagandha

    goli gummies ashwagandha

  159. celecoxib 200mg capsules

    celecoxib 200mg capsules

  160. travesti.site disse:

    travesti.site

    travesti.site

  161. casino porna disse:

    A ciência por detrás de uma campanha de farmácia – Novembro Diabetes Azul 2018 – Cassyano Correr

    https://joegavazzisports.com/3033-2/

  162. acarbose capsules

    acarbose capsules

  163. abilify brand name

    abilify brand name

  164. protonix dr 40 mg

    protonix dr 40 mg

Os comentários estão fechados.